Endereço: Rua Gabriel Almeida, 633 - São José - Cachoeira do Sul 96501020

Como funciona o reajuste de aluguel imobiliário?

Entenda quais os principais pontos envolvidos na correção do aluguel para casas e como gerir a situação!

14/12/2022

Entenda quais os principais pontos envolvidos na correção do aluguel para casas e como administrar a situação!

Com o ritmo lento decorrente da crise econômica, o aluguel para imóveis é um campo que se tornou muito complexo nos últimos anos. Para muitos corretores de imóveis , a locação imobiliária é uma das saídas mais viáveis ??para continuar ganhando dinheiro.

Contudo, neste tipo de negociação, o profissional precisa ter atenção extrema, pois ele se torna o principal responsável por uma série de ações, tais como, encontrar o inquilino adequado e cuidar dos pagamentos mantidos.

Obviamente que na lista de atribuições também entra na cena o Aluguel para imóveis e seu reajuste.

Segundo o que consta na Lei no Inquilinato (Lei 8.245/91) , o ajuste do aluguel para imóveis é permitido desde que provocou uma vez por ano. Essa condição é válida tanto para os imóveis comerciais quanto para os residenciais.

Embora seja algo previsto em lei, qualquer corretor de imóveis compreende que fala sobre o aluguel para imóveis e seu consequente reajuste, é uma situação bastante complicada.

Por outro lado, o profissional que deseja se destacar nesse mercado precisa estar atento para saber como administrar a situação da melhor maneira possível.

Nos próximos, falaremos um pouco mais sobre o reajuste de aluguel para imóveis e seus principais professores. Continue a leitura e entenda melhor esse assunto de extrema importância.

O que é e em que se baseia o reajustamento de aluguel para imóveis?

Quando falamos sobre o reajuste de aluguel, estamos tratando, basicamente, de uma certa atualização sobre o preço cobrado pelo aluguel do imóvel . Afinal, é isso que o próprio termo sugere.

Os reajustes ocorrem com base em vários índices. Nesse sentido, os mais usados ??são o IPCA e o IGPM .

É possível evitar problemas nesse campo, quando o corretor conhece os principais interruptores envolvendo o reajuste, e passa esse conhecimento para o inquilino que alugou o imóvel, de forma que este último tenha pleno conhecimento de todas as particularidades e consiga se programar para o eventual aumento do valor do aluguel.

Aliás, esse é um dos principais motivos pelos quais os corretores de imóveis precisam entender bem como o calculado é feito e em quais aspectos ele é baseado para que o reajuste seja efetivado sem problemas.

Isso é especialmente importante em se tratando de pessoas que não desejam fazer um financiamento de imóvel ou não podem adquirir naquele momento específico.

Bom, com isso esclarecido, em geral, o reajuste de aluguel para imóveis tende a ocorrer no aniversário do contrato, ou quando ocorre a mudança do contrato de locação.

Como apontamos, o reajuste considera o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), cuja divulgação está a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

E, também como já informamos, outros índices podem ser considerados. Um deles é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Imagine a seguinte situação: se o índice indicou para uma subida de 20% em um espaço de um ano, para compensar esse aumento é tentar equilibrar as coisas, o reajuste do aluguel para imóveis, também, deveria subir seu valor em 20%.

Contudo, essa questão nem tudo é preto no branco ou possui regras innegociáveis.

Felizmente, tanto para o corretor de imóveis quanto para o locatário do lugar, é possível conversar para chegar a um acordo. Dessa forma, pode-se negociar uma maneira de ser possível evitar todo o preço de uma única vez.

Embora nem sempre isso seja possível, uma tentativa pode valer a pena, visto se tratar de uma maneira de negociar de forma que ambas as partes envolvidas no processo de aluguel para imóveis possam ficar satisfeitos.

Sendo assim, é extremamente importante que a questão do reajuste seja bem detalhada e especificada no contrato. Afinal, são as regras dispostas no contrato que serão vistas por ocasião de uma possível negociação.

Com o ajuste sendo já previsto, as duas partes envolvidas podem se concentrar no planejamento para evitar problemas financeiros.

Coisas que não podem ser feitas no reajuste de aluguel para imóveis

Mesmo considerando que o reajuste de aluguel, feito periodicamente, é algo previsto na Lei do Inquilinato que vimos anteriormente, e que se trata de algo que está a cargo do proprietário, nem tudo lhe é permitido.

Por exemplo, uma das restrições impostas na legislação brasileira é que as alterações não podem ser feitas com base no valor do salário-mínimo.

Além disso, outra segurança é o proprietário ou corretor fazer o reajuste de aluguel para imóveis com base em flutuações do mercado de câmbio.

E como você já deve ter pensado, essas restrições e proteções, também estão previstas na Lei do Inquilinato.

Por isso, não tenha pressa. Gaste o tempo que julgou necessário para avaliar todas as questões e particularidades desta lei antes de decidir pela assinatura do seu contrato de aluguel de imóvel.

Vale destacar que quando o valor do aluguel passa por alguma alteração, não existe a necessidade de assinatura ou firmação de um novo contrato. Essa questão pode ser resolvida por meio de um aditivo, assinado pelo proprietário e pelo inquilino.

Importante: caso exista a figura do fiador na assinatura do documento original, ela também será necessária na confirmação do aditivo sobre o reajuste do aluguel para imóveis.

Para finalizar, há um ponto sobre o reajuste que não pode ficar de fora: o proprietário tem a obrigação de fazer a comunicação sobre o novo valor ao inquilino.

Sendo assim, é necessário que o locador fale com um imóvel ou, diretamente, com o próprio dono do imóvel sobre a mudança e seu interesse em receber uma carta informando sobre o aumento com, no mínimo, três meses de antecedência.

Por parecer algo simples, mas em termos de reajuste de aluguel para imóveis esse singelo comunicado pode fazer uma grande diferença, especialmente porque ajuda o inquilino a economizar melhor seus gastos.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal gerenciar todos os dados de sua propriedade 24 horas e 365 dias por ano por meio de um sistema seguro, rápido e eficaz, que pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. sistema GestãoNi funciona exatamente assim, confira e conheça todas as vantagens dessa ferramenta!

Autor: www.gestaoni.com.br