Você conhece os fatores que afetam o preço do imóvel?

- Localização:
Entramos em um clichê, pois é muito comum quando se trata de imóveis entrar no tema que a localização é o fator mais importante. Hoje em dia, as pessoas não compram mais um imóvel só pela metragem ou quantos cômodos possuem. Agora estão em busca de uma ótima localização para elas. Querem comprar os benefícios que vem com o imóvel. Isso inclui acesso ao trabalho, escolas, comércios e transporte, entre outros. É muito importante saber onde o imóvel se encontra para que ele possa ser avaliado da forma correta.
É, também, na localização que estão incluídos fatores visuais, como uma casa de frente para o mar, ou perto de um parque, com uma bela vista etc. E além de tudo isso, é necessário avaliar se o imóvel condiz com a condição padrão da localidade. Pode acontecer de a localização ser ótima e o imóvel nem tanto.
Tamanho do Imóvel:
Casas maiores tendem a valer mais que as outras. Porém não há só valores monetários que devem ser levados em consideração. Hoje em dia, com a vida corrida que muitos de nós temos, preferimos comprar uma casa menor, isso porque não passamos muito tempo nela, além de economizar tempo em sua manutenção. Caso sua intenção seja construir uma casa para vender ou alugar é importante ter em mente o tipo de público que sua cidade, ou bairro possui, tanto de tamanho como modelo.
- Acabamentos/Reforma:
Existem imóveis que a reforma valoriza o valor final, porém existem outros que o quanto mais intactos estiverem, valerão mais. Por isso, se você pensa em anunciar o imóvel para vender, é interessante considerar o investimento em reformas para valorizá-lo ainda mais. Muitas vezes uma repintada serve para que o imóvel valorize, tornando-o mais moderno e estilizado. Antes de comprar ou vender, fique atento, principalmente nesses três itens: Localização, Tamanho e Estado de Conservação.
-Posição do imóvel:
A posição do imóvel em relação ao sol é um ponto que pode aumentar ou reduzir o valor de venda. Geralmente, os imóveis que recebem luz solar pela manhã costumam ser mais caros, porque são mais frescos durante o verão e mais quentinhos durante o inverno. Contudo, isso pode variar dependendo das preferências dos moradores.
- Varanda ou sacada:
Os apartamentos são imóveis muito procurados, mas, mesmo quem mora neles, deseja ter um espaço externo, destinado ao lazer, ao relaxamento ou para receber os amigos e a família. É por isso que os imóveis com varanda ou sacada estão em alta ? e custam mais caro, já que há maior demanda por eles. Quanto maior for a varanda, ou mais atrativos ela apresentar (como a varanda gourmet), maior será o preço do imóvel.
- Conservação e estrutura do imóvel:
A estrutura do imóvel também interfere em sua valorização. Número de cômodos, quantidade de banheiros, existência de suíte, armários planejados, varanda e distribuição dos cômodos são os principais fatores que determinam o valor da casa ou apartamento.
Além disso, a idade e condição do imóvel também deve ser considerada. O tempo de uma construção não necessariamente diminui o seu valor. No entanto, o seu estado pode fazer uma grande diferença no preço da propriedade. Assim, mesmo que um imóvel seja antigo, se ele estiver em excelente estado, é possível ter uma valorização equivalente a uma nova construção com especificações similares.
O padrão de acabamento também faz muita diferença na valorização do imóvel. Revestimentos de qualidade, como mármore, porcelanato e madeira nobre, geralmente são mais valorizados.
Se o imóvel é localizado em um condomínio, outras questões também precisam ser consideradas. Analise, principalmente, a área de lazer do condomínio, como piscina, playground, salão de festas, academia etc.
- Segurança:
As pessoas preferem comprar casas que estão localizadas em regiões seguras. Então, se a casa está construída em uma área com muitos roubos e furtos, ela naturalmente será desvalorizada.
Além disso, a segurança do imóvel também influencia no preço de venda. Construções com cerca elétrica, portão eletrônico, muro alto e outros aspectos ajudam a reforçar a segurança da casa e, consequentemente, aumentar seu valor de mercado.
Situação do mercado:
Quando for comprar sua casa nova, é fundamental verificar a situação atual do mercado imobiliário. Quando ele está em alta ou saturado com muitas vendas, o valor do m² poderá cair ? sendo, este, um excelente momento para comprar.
Agora se há muita procura e poucos lançamentos das construtoras, ocorre o oposto, o valor do m² sobe e esse passa a ser um momento mais interessante para vender.
Caso queira comprar seu imóvel financiado, avalie, ainda, como está a taxa de juros, a Selic. Se ela estiver alta, isso significará prestações mais altas por mês, dificultando a compra. Já quando a Selic estiver baixa, como é o momento atual, esse é um excelente momento para os financiamentos, comprando imóveis mais caros e com uma parcela menor.
Viu só quantos fatores podem influenciar no preço do imóvel? Esses mesmos fatores também ajudam a valorizar o seu imóvel, fazendo com que você consiga vendê-lo a um preço superior ao que você pagou, ajudando a aumentar o patrimônio da sua família.
Documentação:
Muitas pessoas só pensam na documentação depois de colocar a casa à venda e acabam tendo dores de cabeça. Atrasos em impostos e taxas da prefeitura, falta de documentação ou pendências no inventário podem desvalorizar um imóvel. Isso porque o comprador terá que esperar a regularização e arcar com gastos além dos previstos.
Com a Network Imóveis você não precisa se preocupar com isso, pois avaliamos o imóvel de forma adequada e de acordo com os preços do mercado. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas!